Saiba o que é SKU e como usar para gerenciar seu estoque

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPrint this page

erros_estoque-858x400

Este ano o Mercado Livre liberou a inserção de código SKU aos produtos anunciados no site. Percebi que muitos vendedores não sabem o que significa SKU e qual a sua real função. Vou tentar explicar de forma mais completa o que é um SKU e como usá-lo.

SKU significa “Stock Keeping Unit” (Unidade de Controle de Estoque), é definido como um identificador único de um produto e é utilizado para manutenção de estoque. É como se fosse o RG de seu produto. Por meio do SKU podemos pesquisar, identificar, localizar um produto em nosso estoque, ter um controle maior do estoque e facilitar a integração de e-commerce com sistemas de gestão ERP.

Algumas empresas também chamam os SKUs de “part numbers”, “model numbers”, “código do produto” e etc. Porém cuidado, SKU não é o mesmo que código de barras.

SKU não é o mesmo que código de barras, alguns gestores usam o código de barras como SKU e isto é um equívoco pois digamos que você revenda produtos de um fornecedor, seu fornecedor pode alterar o código de barras do produto e caso isto aconteça o seu SKU ficará fora de ordem e deverá ser atualizado em todos os locais onde é utilizado, como anúncios do Mercado Livre, loja virtual, catálogos, tabelas e etc. Uma outra diferença entre SKU e Código de barras é que o SKU deve ser entendido de forma lógica por uma pessoa, enquanto o código de barras deve ser lido por leito de código de barras.

Como organizar e criar um SKU?

Vou usar como exemplo um SKU, bem organizado, da marca de jeans Levi:
sku-modelo

Então no modelo de SKU acima temos a marca LEVI representada pelo LEV, o tipo de produto jeans representado pelo JN, o modelo representado pelo SL, o tamanho representado pelo 36 e a cor representada pelo GN, está vendo como fica bem lógico e organizado?

Vou citar abaixo algumas informações que considero importantes constarem em um SKU

  • Quem forneceu
  • Marca
  • Tamanho
  • Cor
  • Tipo
  • Localização no estoque
  • Identificação do produto, se é um celular, uma camisa, um sapato, algo para que cada produto tenha seu SKU único, seu RG único

Dicas

  • A não ser que você seja obrigatório, não comece um SKU com o número zero;
  • Evite o uso de legras que se confundam com números, como I e O por exemplo;
  • Não use os seriais, código de barras ou números de controle do fabricante, eles podem mudar a qualquer momento ou podem ser longos e complexos demais para você entender.
  • Use poucos números, mas não tão poucos que possam se confundir com outros números como quantidades por exemplo, de 4 a 8 caracteres acredito serem suficientes.
  • Considere utilizar letras, pois somente números podem ficar muito confusos ou grandes demais e complicar o entendimento do SKU
  • Use poucas letras, siglas que remetam ao produto. Exemplo: Camisa Preta use CP.
  • Não use caracteres especiais como “*”, “,” “#” “&”. Estes carcteres podem confundir você, seus funcionários e os sistemas que você utiliza.
  • Crie um SKU para cada variação de seu produto, usando o exemplo anterior, Camisa Preta tamanho 3: CP-3, Camisa Azul tamanho 5: CA-5 e etc.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida deixem nos comentários.

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPrint this page

9 comentários

  1. BEM ESCLARECEDORA ESSA EXPLICAÇÃO! OBRIGADO.

  2. como consigo o código SKU em meu produto? tipo, como fico sabendo qual é?

    • Olá Zu,
      O código SKU é um código que você pode criar o seu, que é o que eu recomendo pois você cria da melhor maneira para você entender e organizar seu estoque, ou então se o fabricante ou o se fornecedor tiver ou informar este código na embalagem você também pode usar pode estar descrito como código do produto. Não acho tão legal pois os fabricantes ou fornecedores criaram os código para anteder as necessidades deles e para você entender pode ficar confuso.

      Espero ter ajudado,
      Abraço!
      David Pinheiro

  3. Parabéns, também achei muito esclarecedora, o exemplo pratico do SKU aplicado foi funcamental, elucidou bem demais.

    • Olá Erikson,
      Que bom que você gostou amigo, obrigado pelo feedback comentários como o seu me mantêm motivado.

      Espero ter ajudado,
      Abraço!
      David Pinheiro

  4. Oi David,

    Veja se consegue elucidar, por favor:

    Eu vi que a inserção de SKU no ML está liberada apenas para quem é Mercadolider, procede? outras pessoas me falaram que é isso mesmo, mas que há exceções…

    • Lucas desculpe a demora
      Procede sim, somente para quem é Mercado Líder, mas se você usar algum sistema que utilize as Apis do MercadoLivre você consegue.

      Abraço!

  5. Super esclarecedor, que Deus abençoe voce e sua familia. Nosso país precisa de mais pessoas com essa atitude.
    Você ganhou mais um leitor e seguidor.
    Mande suas redes sociais para que possamos acompanhar.
    Gentileza gera Gentileza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*