Descubra porque ainda vale a pena importar produtos para revender no Brasil (mesmo com o dólar alto)

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPrint this page

Olá amigos empreendedores, tudo bem com vocês?

Então, participo de alguns grupos de discussão sobre importação, e-commerce, Mercado Livre e ultimamente reparei uma dúvida constante entre muitos amigos empreendedores: Ainda é possível lucrar importando produtos mesmo com o dólar tão alto?

A resposta é SIM. Ainda compensa importar para revender no Brasil, vou dar uma explicação simples do porquê que ainda compensa importar e mostrar alguns efeitos do dólar alto.

images

O dólar alto afeta não só os preços dos produtos importados, como também os preços dos produtos fabricados aqui pois muitas matérias primas são importadas como o trigo, a gasolina e muitos produtos brasileiros tem seu preço atrelado ao dólar como o café, o açúcar, a soja, o milho e etc.

Mesmo que estes produto sejam fabricados aqui no Brasil, quando o dólar está mais alto se torna muito mais vantajoso para o produtor exportar do que vender aqui dentro do país e se o produtor decide vender aqui no Brasil, ele vai querer ser recompensado por isto e com isto vai aumentar o preço dos produtos vendidos aqui.

Portanto esse negócio de que compensa mais comprar produto aqui do que importar pode ser um erro, como eu falei PODE SER, pois existem casos e casos, realmente para alguns produtos importar pode sair mais caro, mas para a grande maioria ainda compensa importar para revender.

tiosam

Ainda tem outro fator relevante: o dólar quando sobe, sobe pra todo mundo! O que isto quer dizer?

Nós sabemos que muitos produtos importados e vendidos aqui custam de 3 a 4 vezes menos no exterior, como o caso de roupas, tênis, relógios, perfumes e etc. Então digamos que o dólar aumenta e alguns produtos deixem de ser 4x mais barato lá fora e passam a ser somente 2x mais barato, sua primeira reação é de que não compensa mais importar estes produtos, porém o que acontece é que o dólar sobe para todo mundo, inclusive para as lojas. As lojas irão aumentar seus preços e o mercado sozinho irá ajustar o valor destes produtos, fazendo com que voltem a custar de 3 a 4 menos lá fora e voltará a valer a pena ser importado.

Resumindo, ainda vale a pena importar produtos para revender e ainda é possível lucrar muito com produtos importados.

Porém existem algumas dicas para fazer com que suas importações fiquem “mais baratas” e a alta do dólar não afete tanto assim seus lucros. Em breve irei dar alguns macetes para que vocês consigam uma maior economia em suas importações.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPrint this page

19 comentários

  1. Importação ainda é melhor opção.

  2. Olá, estou muito interessado no ramo da importação. Realmente pode ser uma mais valia. Gostei bastante.
    Parabéns
    Américo Silva

  3. Importar produtos importados é a opção que temos para pagar mais barato.

  4. Produtos importados geralmente são mais baratos que os nacionais.

  5. Olá David, você tem algum post sobre a obrigação de selos( IPI, INMETRO, Anvisa, Anatel, etc…) em produtos, que mesmo dentro da lei e podem ser importados necessitam, conforma a lei, destes selos? Se não tem poderia nos informar? Pergunto pois acho que não é somente importar produtos legalizados mas também ficar atento a essas exigências do governo. Li um post de uma pessoa no site do SISCOMEX que ele importou relógios, recebeu as guias para pagar os impostos( depois foi devolvido) e depois disto é que ficou sabendo que deveria ter os selos do IPI para por nos relógios. Resumindo, como ele estava enquadrado no MEI não poderia ter acesso aos tais selos, perdeu os produtos porque os correios avisaram ele que voltariam para o remetente. Acho que muitas pessoas, principalmente iniciantes em importação não sabem destas exigências e acabam perdendo seus produtos por falta de informação ou encontrar essas informações já que poucos irão procurar um agente aduaneiro para ajudar a saber quais produtos precisam também, além dos impostos, dos tais selos. Enfim, pode nos ajudar nisto? E me diga se estou correto ou muito enganado com estas preocupações. Abraços.

    • Olá Edson,
      Muito obrigado pela sugestão, ainda não tenho um post sobre o assunto, mas já coloquei aqui na lista e devo soltar um post nos próximos 15 dias.
      Muitas pessoas possuem dúvidas sobre este assunto, mas irei esclarecer várias delas aqui em breve.

      Abraços!

  6. Mas que Blog bem ‘bão’ esse…Tudo bem explicadinho, muito bom mesmo!
    PARABÉNS!

    • Obrigado amigo, estive meio ausente mas teremos novidades em breve!

      Olá Ricardo,
      Eu utilizo as duas formas, gosto do texto simples pois carrega mais rápido e para quem compra usando o celular é a única forma em que a descrição já aparece na tela para o cliente. Porém o código HTML te dá a opção de trabalhar design e assim fazer um anúncio mais bonito, confiável, atraente e onde você possa organizar e explicar melhor sobre o produto.
      Eu recomendo usar as 2 formas, mas se for para fazer HTML de qualquer jeito acho que não compensa tem que fazer algo profissional.

      Abraço!
      David Pinheiro

  7. Muito bom o artigo e ótimo site. Parabéns, belo trabalho !!!

    • Olá Rodrigo,
      Que bom que você gostou amigo, obrigado pelo feedback comentários como o seu me mantêm motivado.

      Espero ter ajudado,
      Abraço!
      David Pinheiro

  8. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso,
    li varios sites e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente, muito bem feito e explicativo,
    adorei. obrigado pelas informaçoes.
    desculpe o portugues estou fora do BR a anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*