Como funcionam os MarketPlaces?

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPrint this page

Opa, voltei!

Estou ligado nas Olimpíadas Rio 2016, mas não deixo de acompanhar o e-commerce e buscar material relevante para compartilhar com vocês.

Hoje vou continuar um assunto abordado no penúltimo posto, os Marketplaces.

Vamos conversar um pouco mais sobre como funcionam os Marketplaces, de uma forma breve mas complementando o post anterior.

Como falei anteriormente os Marketplaces funcionam como um “intermediador” entre vendedores e compradores, pense no Marketplace como se fosse um Shopping, eles fazem o elo de ligação entre vendedores e clientes, são responsáveis por divulgar, listar e exibir os anúncios dos vendedores para os clientes interessados. O Marketplace é responsável por atrair tráfego para o site, e por toda a parte eletrônica da transação, o pagamento, a divulgação e por passar credibilidade para o comprador.

O processo de operação do Marketplace se resume no seguinte, o vendedor anuncia seu produto no Marketplace, o Marketplace fica responsável pela divulgação dos produtos, em seguida o cliente compara os anúncios, clica em comprar, o Marketplace processa o pagamento e informa ao vendedor que o pagamento foi recebido e que este pode enviar o produto para o cliente, depois disto o vendedor despacha o pedido e informa ao Marketplace que o produto foi enviado, feito isto é só aguardar o cliente receber a mercadoria e esperar que tudo dê certo.

Como funcionam os Marketplaces

Como funcionam os Marketplaces

Muitos Marketplaces utilizam um ranking, uma forma de classificar seu vendedores e isto é muito importante para a ordem de exibição dos anúncios.

Os Marketplaces trabalham em sua maioria cobrando comissão por venda realizada, alguns podem trabalhar com cobrança por anúncio, por cliques ou mensalidade. Porém os que trabalho e já trabalhei cobram comissão por venda realizada.

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPrint this page

2 comentários

  1. Olá amigo, você está de parabéns pelo conteúdo disponibilizado, me ajudou muito principalmente no artigo sobre Importa Facil dos Correios, mas preciso de sua ajuda pra entender o Marketplace e o Dropshipping e só um gênio como você nesse assunto pode me ajudar..haha

    1º Qual a diferença desse tipo do Marketplace o Dropshipping?
    2º Tenho interesse em atuar com o Drop através de site e CNPJ (MEI) próprio, mais gostaria de saber como eu poderia fazer a compra e o envio, no caso eu compraria como PJ no fornecedor e informaria os dados de envio do cliente (PF) para que ele pudesse fazer o envio, até ai tudo bem.. mas como funcionaria essa tributação? o cliente paga caso seja taxado, ou a minha empresa que deve pagar? como vou poder declarar a renda que vou obter com esse mercado? e como ficara as nota fiscal desse produto?

    Me ajude amigooo, pois me interessei bastante por essa modalidade de mercado e quero estar tudo na legalidade, e no momento não tenho recursos para importar e montar estoque, então ela seria ideal, mas essas duvidas me impedem prosseguir, conto com seu conhecimento pra me dar uma mãozinha..haha

    Mas uma vez parabéns!! Conteúdo muito showw!

    • Olá José!
      Que bom que você tem gostado do conteúdo, muito obrigado por acompanhar o blog.
      Vamos lá, vamos tentar responder suas dúvidas:
      1) DROPSHIPPING é uma foram de operação logística em que a empresa comercializa produtos sem que esteja de posse de seu estoque, ou seja é uma forma de vender sem ter estoque, trabalhando com o estoque de seu fornecedor, você vende e seu fornecedor quem envia para os cliente. Já MARKETPLACE é como um shopping, pense no Marketplace como se fosse um Shopping, eles fazem o elo de ligação entre vendedores e clientes. Ou seja, dentro do Marketplace existem várias lojas, assim como no shopping e cada loja paga uma comissão ao Marketplace para poder vender lá. Portando Dropshipping é vender sem ter estoque, é vender e seu fornecedor enviar e Marketplace é um local com várias lojas vendendo, é um local onde os anúncios são exibidos, uma coisa não tem nada a ver com a outra, Dropshipping não tem nada a ver com Marketplace.

      2) Pelo que entendi você irá fazer dropshipping internacional, comprar de sites do exterior e eles irão enviar para seu cliente. Desta forma sim, se o produto for enviado para seu cliente e for taxado, tributado ele quem irá pagar o imposto pois o produto está sendo enviado para ele. Porém recomendo avisar seu cliente sobre a possibilidade de ele ser tributado. É muito arriscado fazer dropshipping desta forma, não venda assim no MERCADO LIVRE de forma alguma! Você não pode emitir nota fiscal de vendas de dropshipping internacional, quem emite e se emitir é seu fornecedor, o site de onde você comprou e eles não emitem, pois ele já enviou direto para seu cliente você foi apenas o “vendedor”. Como MEI você declara seu faturamento uma vez por ano a Receita Federal e esta declaração é seu “comprovante de renda”, verifique, se você precisar, com algum contador se ele faz um decore com esta declaração, pois o DECORE é uma declaração de renda formal, acho difícil encontrar algum que faz.

      Resumindo, se você quiser emitir nota e ter uma declaração de renda formal e etc você deve comprar produtos com nota fiscal e emitir nota fiscal em suas vendas, com o dropshipping você não vai conseguir isto. O dropshipping dentro da legalidade somente se for nacional, internacional você está ilegal, além de correr vários riscos.

      Espero ter ajudado.
      Abraço,
      David Pinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*